No Brasil, onde cerca de 30 milhões de pessoas atuam como autônomos, a liberdade e a flexibilidade no trabalho vêm acompanhadas de muitos desafios, como a renda variável, o fluxo de caixa irregular e a complexa tarefa de separar as finanças pessoais das profissionais.
Se você é um profissional autônomo ou está pensando em se tornar um, veja as dicas que separamos para você:
Calcule o faturamento
Para manter suas finanças sob controle, comece monitorando todos os serviços realizados, os valores cobrados e os custos envolvidos. Isso permite que você tenha uma visão clara do seu faturamento e evita surpresas.
Registre tudo
Isso ajuda a visualizar para onde seu dinheiro está indo e a identificar áreas em que você pode cortar custos. Manter um registro detalhado das suas despesas é fundamental para um controle financeiro eficaz.
Guarde as notas fiscais
Se os seus ganhos ultrapassarem o teto estabelecido pelo governo federal você precisará fazer a Declaração do Imposto de Renda. Sem um controle adequado, essa tarefa se torna mais complicada.
Monte uma reserva de emergência
Tenha uma quantia separada para emergências, especialmente se seu limite de crédito for baixo. Essa reserva pode te ajudar em momentos de instabilidade a e garantir que você continue operando sem grandes preocupações.
O planejamento financeiro ajuda a manter suas finanças em ordem e permite que você se concentre no que realmente importa: o crescimento do seu negócio!