Com a passagem comprada, o hotel reservado e o roteiro pronto, chegou a hora de adquirir a moeda estrangeira para a sua viagem. Embora não possamos controlar a cotação, é possível encontrar o melhor negócio e fazer seu dinheiro render mais. Veja:
Primeiro: o que é taxa de câmbio?
É a relação de valor entre duas moedas diferentes. Por exemplo, na cotação de 16 de setembro de 2024, era necessário investir R$5,51 para comprar US$1. Compreender como funciona essa relação é o primeiro passo para garantir um bom negócio.
Não compre todo o dinheiro de uma vez
Acompanhe as notícias sobre a moeda de seu interesse para monitorar sua valorização e desvalorização. Em vez de trocar todo o dinheiro de uma vez, considere dividir a compra em etapas. Realizar várias transações em diferentes momentos pode ajudá-lo a obter um melhor custo-benefício e fazer seu dinheiro render mais.
Não se esqueça de conferir o VET
Ao negociar o câmbio, pergunte sobre o Valor Efetivo Total (VET), que inclui a taxa de câmbio, tarifas e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Verifique essa informação antes de fechar a transação para saber o valor total desde o início e evitar surpresas indesejadas.
Onde comprar?
A casa de câmbio é geralmente a opção mais segura. Evite comprar moeda nos guichês de aeroportos, pois as taxas costumam ser mais altas.
Seguindo essas sugestões, você estará mais apto a obter o melhor câmbio e otimizar seu dinheiro durante a viagem.