Os planos de benefícios da modalidade CD (Contribuição Definida), administrados pela Viva Previdência, superaram a meta de retorno estabelecidas nas Políticas de Investimentos no 1º semestre de 2024.
A rentabilidade do plano de benefício Viva de Previdência e Pecúlio, que possui maior parte do seu patrimônio alocado na modalidade BD (Benefício Definido), foi de 4,29% no primeiro semestre de 2024, registrando 98% da meta de retorno no período, que foi de 4,37%.
Cabe destacar que todos os planos administrados pela Viva Previdência apresentaram ganho real ante a inflação, medida pelo IPCA -IBGE, que foi de 2,48% no 1º semestre de 2024. “Este resultado é importante para os nossos participantes que veem suas reservas protegidas, bem como para os nossos assistidos que obtêm ganhos reais em seus benefícios”, enfatiza o diretor de Administração e Finanças, Marcello Furlanetto.
Na comparação ao levantamento realizado pela Consultoria Aditus, que considera a mediana das rentabilidades de mais de 258 planos CD, que juntos somam aproximadamente o patrimônio de R$ 99 bilhões, os retornos observados dos planos IBAprev, ANAPARprev, Viva Futuro e Viva Federativo foram superiores a amostra da Consultoria Aditus, que foi de 4,58%.
Para o diretor da Viva Previdência, a estratégia adotada tem se mostrado acertada ao longo dos últimos 3 anos, em um mundo repleto de incertezas econômicas e geopolíticas. “No ano de 2024, nossa estratégia tem sido alocar em ativos, em sua maior parte atrelados à taxa de juros pós-fixada, uma vez que os principais benchmarks dos segmentos de investimentos apresentam desempenho abaixo do esperado”, afirma Furlanetto.
A Viva Previdência é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar de caráter multipatrocinado e multi-instituído. Hoje, administra seis planos: Viva Pecúlio, Viva Empresarial, Viva Futuro, Viva Federativo, ANAPARprev e IBAprev. Conta com 40 mil participantes em todo o Brasil e administra um patrimônio de R$ 3 bi.